terça-feira, 29 de novembro de 2011

Microfisioterapia


Dr. Cláudio explica sobre a microfisioterapia
Você já ouviu falar sobre microfisioterapia? Trata-se de uma técnica manual de fisioterapia que consiste em encontrar nos pacientes marcas de eventos não eliminados pelo organismo, que ficam “gravados” no corpo, originando sintomas. Uma estimulação dessas zonas possibilita o início da auto-correção do organismo.
O corpo humano, como todo organismo vivo, é concebido para se adaptar, se defender e se corrigir no caso de agressões traumáticas, tóxicas, virais, microbianas ou do ambiente.
Quando a agressão ultrapassar o limiar de defesa do organismo, a vitalidade do tecido do corpo será prejudicada e existirá, então, a “memorização” da agressão.
A microfisioterapia, por meio de técnicas de micropalpação específicas, procura os traços deixados pelas agressões em vários tecidos do organismo. A ação consiste em fazer manualmente os mecanismos de auto-correção, a fim de evitar a degradação dos tecidos e restaurar sua função.
Para explicar todas as etapas dessa técnica, entrevistamos o Dr. Cláudio Luiz dos Santos, fisioterapeuta especialista em microfisioterapia. Acesse o site da Fisio.TV e veja o vídeo: http://bit.ly/e1zpxZ

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fisio.TV Debate: Eleição do CREFITO/3 (SP).


No último mês, recebemos diversos pedidos de profissionais através das nossas redes sociais, e diretamente em nosso website, a respeito da possibilidade de realizarmos um “debate” entre as chapas que irão disputar a eleição do CREFITO/3 (SP).

Deste modo, tendo em vista nosso compromisso com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo o Brasil, em disponibilizar um conteúdo atualizado, sério e de qualidade, não poderíamos nos furtar diante destes apelos e oportunidade.
Com isso, fizemos, há algumas semanas, contatos prévios com ambas as chapas para verificar a possibilidade da realização deste evento.

Assim, visando contribuir para um melhor processo democrático e esclarecer a todos os profissionais do Estado de São Paulo, a FISIO.TV  torna público que neste momento foi formalizado, através de e-mails, o convite para ambas as chapas que irão disputar a eleição do Conselho Regional de Fisioterapia da 3ª Região para o exercício 2012/2016, para a participação no FISIO.TV DEBATE ESPECIAL, que terá como objetivo a sadia discussão das propostas apresentadas por cada chapa e a exposição de ideias de forma clara e objetiva a todos os profissionais do Estado.

Seguem algumas considerações importantes sobre a realização deste evento:

1º) Ambos os convites foram formalizados através de e-mails endereçados a ambas as chapas, através de seus respectivos websites, chapa 01 (www.avancarnasconquistas.com.br) e chapa 02 (www.movimentocrefito3.com).

2º) Nos convites, salientamos nosso desejo em que participe do debate como representante da “chapa 01” (situação) o Dr. Gil Lúcio Almeida, e da “chapa 02” (oposição) o Dr. Reginaldo Antolin Bonatti.


3º) Sabendo dos diversos compromissos que ambas as chapas possuem em todo o Estado de São Paulo, e de modo a facilitar o processo e adequação das agendas, indicamos duas datas possíveis para a realização do evento, sendo elas, dia 19/01/2012 (quinta-feira) e dia 02/02/2012 (quinta-feira).

4º) O evento será realizado num centro de convenções da cidade de São Paulo, na data escolhida pelas chapas em consenso comum, no horário das 19h00 às 21h30, e, posteriormente, divulgado de forma permanente e aberta a todos os profissionais pela FISIO.TV.

5º) Com um mês de antecedência ao evento, iremos realizar uma reunião na qual deverão estar presentes os representantes de cada chapa, quando iremos definir os últimos detalhes para o debate. A reunião será realizada na cidade de São Paulo, num local a ser definido.
Obs. Após a reunião, todas as regras e detalhes sobre o evento serão disponibilizados para conhecimento de todos.

6º) Salientamos a todos que a realização ou não do evento depende diretamente da disposição das chapas convidadas a participar.
Obs. Ao recebermos a confirmação da participação ou não de cada chapa, tornaremos esta informação pública de modo a mantermos a transparência de todo o processo.

Salientamos que o evento será realizado de acordo com todos os aspectos legais envolvidos.

FISIO.TV se coloca à disposição, reiterando mais uma vez seu compromisso com a transparência e imparcialidade.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vamos doar sangue?


Você sabia que se cada brasileiro doar sangue duas vezes por ano não faltará sangue para transfusão no país?
No Brasil, apenas 1,9% da população é doadora. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.
Motivada por esta necessidade, a Fisioterapeuta Virgínia Helena resolveu idealizar uma campanha incentivando Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais a doarem sangue, principalmente do tipo O, que é o mais escasso nos hospitais.
Nós da Fisio.TV e AFESP (Associação dos Fisioterapeutas do Estado de São Paulo), resolvemos apoiar essa causa tão nobre que pode salvar a vida de muitas pessoas. Por isso, se você tiver entre 18 e 65 anos, estiver saudável e pesar acima de 50kg, vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue.
No blog da Dra. Virgínia Helena você encontra o endereço de todos os hemocentros existentes no Brasil. 
Acesse o site da Fisio.TV e veja o vídeo que gravamos com a Dra. Virgínia sobre está campanha e saiba como você pode ajudar: http://bit.ly/hsTCxg


Recomendações para o dia da doação:
Nunca vá doar sangue em jejum;
• Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
• Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar:
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
• Mulheres grávidas ou amamentando;
• Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
• Usuários de drogas;
• Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cobertura especial do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia


Já está disponível no site da Fisio.TV a cobertura completa do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2011.
O Congresso Brasileiro de Fisioterapia teve como objetivo discutir a atuação da fisioterapia nos diversos níveis de atenção à saúde. Foram apresentados trabalhos de grande relevância científica nas suas diversas áreas, assim como importantes inovações da prática fisioterapêutica no país e nos principais Centros do Mundo.
A equipe da Fisio.TV esteve presente durante todos os dias do evento com o objetivo de realizar a cobertura completa do congresso. O resultado desse material você confere agora!
Para assistir, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fisio.TV Intensiva - Dr. Joaquim Minnuzo Vega


Dr. Joaquim Minnuzo e o apresentador Bruno Ribeiro
Quem acompanha a Fisio.TV sabe que gravamos diversas reportagens para o programa Fisio.TV Intensiva no 17º Congresso de Ventilação Mecânica que ocorreu em agosto, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes. A cada quinze dias, entra uma nova edição do programa no site. Essa semana, mostramos a conversa com o Dr. Joaquim Minnuzo Vega. Fisioterapeuta pela Universidade Metodista de Piracicaba, é também Mestre em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo. Tem vasta experiência na área de fisioterapia hospitalar, com ênfase em terapia intensiva adulto e enfermaria adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: ventilação mecânica invasiva e
não invasiva, fisioterapia cardiorrespiratória e reabilitação precoce do aparelho locomotor no paciente crítico.
Na entrevista, ele falou sobre as novidades terapêuticas dentro da unidade de terapia intensiva.
Para assistir ao programa, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Fisio.TV Sports – Dr. Maurício Garcia

David Homsi entrevista o Dr. Mauricio Garcia do Instituto Cohen

Na nova edição do programa Fisio.TV Sports, o apresentador David Homsi bateu um papo com o fisioterapeuta Maurício Garcia.
O Dr. Maurício concluiu especialização em Aparelho Locomotor no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo em 1999, é qualificado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, como especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, Mestre profissional pelo Departamento de Ortopedia da UNIFESP e atualmente doutorando pela mesma universidade. Atualmente é Coordenador do CETE - Centro de Traumatologia do Esporte da Universidade Federal de São Paulo. Além disso, trabalha no Instituto Cohen, uma das principais clínicas especializada em ortopedia e medicina do esporte no país.
Para assistir, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Documentário: Corrente Aussie


Nos últimos anos, o uso de correntes elétricas para o tratamento de diversas disfunções teciduais e seus sintomas tem sido bastante intenso. 
Comercialmente as correntes, RUSSA, Interferencial e FES (Functional Electrical Stimulation) são clássicas. Porém, após o descobrimento e uso da Corrente Aussie, muito se tem falado sobre este assunto, uma vez que, essa corrente promete ser revolucionária em todos os sentidos.
Para aprofundar neste assunto, a Fisio.TV produziu um documentário sobre a Corrente Aussie.
Foram meses de pequisa e levantamento de dados para realizarmos esta produção. Vários fisioterapeutas renomados participaram do vídeo com depoimentos sobre o uso dessa nova corrente terapêutica. Além disso, a equipe da Fisio.TV viajou até Amsterdã para entrevistar o pesquisador responsável pela corrente, Dr. Alex Ward.
Para assistir o documentário, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg

Tempo do vídeo: 20 minutos!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ganhadores da camiseta "Movimento Fisioterapeuta Empreendedor"

Várias pessoas que passaram no estande da Fisio.TV no Congresso Brasileiro de Fisioterapia, ganharam uma camiseta do Movimento Fisioterapeuta Empreendedor. Para ver as outras fotos, acesse nosso Flickr http://bit.ly/pi6ea6 







quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fisio.TV Acontece – Cobertura do 2º Simpósio de Fisioterapia na Saúde da Mulher


A Fisio.TV esteve presente no 2º Simpósio de Fisioterapia na Saúde da Mulher que aconteceu na UNIFESP nos dias 21 e 22 de outubro.
Para assistir o vídeo, acesse o link: http://bit.ly/hsTCxg

terça-feira, 1 de novembro de 2011

1º Encontro de Fisioterapia de Poá


Localizado na grande São Paulo, o município de Poá realizou nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o 1º Encontro de Fisioterapia de Poá. O evento foi organizado pelo Centro de Fisioterapia da cidade e teve como objetivo apresentar à população todas as ações, recursos e especialidades do setor, além de divulgar as áreas de atuação. No encontro, também foi comemorado o dia do fisioterapeuta, celebrado todo dia 13 de outubro.
No total, mais de 11 fisioterapeutas realizaram palestras sobre diversos temas. O grande diferencial deste evento foi a participação ativa da comunidade.
Assista o vídeo acessando o link: http://bit.ly/hsTCxg