segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fisio.TV Estética: Atuação da Fisioterapia no Linfedema Pós-Mastectomia


Karina Francis e a Dra. Aline Machado

Já está disponível no site da Fisio.TV uma nova edição do Fisio.TV Estética
Recebemos a Profa. Aline Fernanda Perez Machado, fisioterapeuta, especialista em fisioterapia dermato-funcional e aprimorada em fisioterapia aplicada à saúde da mulher pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).
A Dra. Aline falou sobre a atuação da fisioterapia no linfedema pós-mastectomia e abordou diversas questões pertinentes, como as causas do linfedema, os modos de prevenção, a atuação do fisioterapeuta nesse mercado, os procedimentos corretos durante o tratamento, entre outros. Também foi realizado uma demonstração da drenagem linfática manual.
Para o tratamento correto do Linfedema, o profissional indicado é o Fisioterapeuta especializado nesta área, pois são necessários conhecimentos aprofundados da anatomia, fisiologia e fisiopatologia linfática, além de vivência e treinamentos específicos.
A entrevista ficou muito interessante, e o vídeo pode ser acessado pelo link: http://bit.ly/xf9MUE

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bastidores


Na última quinta-feira,19, aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul, o 1º debate entre as chapas que concorrem nas eleições do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 3ª Região – Crefito-3.
Na ocasião, muitos profissionais marcaram presença. A equipe da FisioTV entrevistou diversas pessoas que são referências nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Além disso, o vídeo mostra os bastidores do evento, que foi um marco na história.
O vídeo estará disponível no site na próxima semana. Fique de olho!!! 
 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fisio.TV realiza debate histórico


Fisio.TV Debate reúne chapas que concorrem nas eleições do Crefito-3. Encontro foi estruturado em quatro blocos

Por: Karina Francis

Candidatos das duas chapas, que concorrem nas eleições do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 3ª Região – Crefito-3, participaram, na noite da última quinta-feira, 19, na Universidade Cruzeiro do Sul, do 1º debate promovido pela Fisio.TV.
Representando a chapa 1, "Avançar nas Conquistas", estavam presentes na mesa os seguintes candidatos: Dr. Gil Lúcio Almeida, Dr. Rubens Silva, Dr. Sérgio Mingrone e Dra. Maria Cândida.
Representando a chapa 2, "Movimento Crefito 3 para os Profissionais", estavam: Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, Dra. Amélia Pasqual Marques, Dr. Mario Cesar Guimarães Battisti e Dr. Osmari Virginia Andrade.
O encontro durou cerca de duas horas e teve mediação do fisioterapeuta Paulo Monteiro, apresentador da Fisio.TV. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por um regulamento realizado com uma semana de antecedência.
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, as chapas tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e ideias de gestão. No segundo bloco, o embate, deu-se início a rodada de perguntas entre as chapas. No terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas do público. No quarto, e último bloco, as chapas puderam se manifestaram pelos minutos de respostas concedidos e realizaram suas considerações finais.
Cada candidato teve um minuto para pergunta, três minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Os candidatos tiveram ainda três minutos cada um para as considerações finais.

Primeiro bloco
No primeiro bloco, cada chapa teve quatro minutos para apresentar suas propostas, ideias e planos de ação.
A definição de quem iniciaria a apresentação se deu por meio de sorteio. A primeira chapa a ser sorteada foi a chapa 1. Dr. Gil Lúcio Almeida, destacou em seu discurso querer mais recursos para a fisioterapia e terapia ocupacional. “O nosso legado está erguido em rocha sólida, talvez seja o único órgão público nesse país a ter um patrimônio duas vezes maior do que o valor arrecadado. Queremos mais, porque a fisioterapia e a terapia ocupacional precisam de mais”, enfatizou.
Para o Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, representante da chapa 2 e o segundo a se manifestar, o foco da apresentação foi mostrar que o foco da chapa dois está baseado na construção coletiva. “Queremos mostrar um modelo de gestão democrático, um modelo que envolve os atores sociais, academia, associações, sindicatos, sociedades civis organizadas e os profissionais que reivindicam individualmente e coletivamente nas mais variadas regiões do estado de São Paulo e que têm como pressuposto o trabalho de construção coletiva”, salientou.

Segundo bloco – Embate
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas com tema livre. Cada chapa teve direito a fazer duas perguntas.
Para decidir qual chapa começaria perguntando, foi realizado novo sorteio. A chapa um começou questionando os integrantes da chapa 2.
A segunda pergunta foi feita pela Dra. Amélia Pascal, da chapa 2, que leu um texto se referindo ao ato médico e pediu para que os integrantes da chapa um comentassem.
Na terceira pergunta, feita pela chapa 1, a Dra. Maria Cândida questionou a chapa dois com um tema específico para os terapeutas ocupacionais.
Na quarta, e última pergunta, realizada pela chapa 2, Dr. Reginaldo levantou o tema de modelo de administração pública.

Terceiro bloco
No terceiro bloco, foram sorteadas algumas perguntas do público. As perguntas foram enviadas com antecedência. Todos os inscritos receberam uma notificação via e-mail solicitando uma pergunta para as chapas. Porém, para a pergunta ser validada, era necessária a presença da pessoa na plateia. Assim, só foram efetuadas as perguntas nas quais os representantes estivessem presentes.

Quarto bloco
O último bloco foi destinado às considerações finais de cada chapa.
Em sua conclusão, Dr. Gil Lúcio Almeida falou sobre o atual modelo de gestão adotada por sua administração e algumas metas que planeja colocar em prática caso seja eleito.
Já Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, falou das necessidades em criar um modelo de gestão coletiva de trabalho a cooperação. Os três minutos de considerações finais foram aproveitados por todos os integrantes da chapa 2. Por fim, Dr. Mario César Guimarães Battisti, concluiu ressaltando a trajetória profissional dos integrantes da chapa dois.

Direitos de Resposta
Foi definido que, caso uma pessoa fosse citada e se sentisse ofendida, poderia solicitar direito de resposta para a administração, que avaliaria se o direito iria ou não ser válido.
Ainda no segundo bloco, representantes da chapa 1 e chapa 2, solicitaram direiro de resposta. A direção do programa concedeu dois direitos de resposta para cada chapa, totalizando 2 minutos para resposta. Esse tempo foi usado no início do terceiro bloco.
No final do terceiro bloco, representantes das duas chapas solicitaram novamente direitos de respostas. A produção concedeu mais dois diretos de respostas para cada chapa. Esses direitos foram concedidos no bloco quatro.

Público
Muitos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estiveram presentes no evento. Ao todo, foram disponibilizados 250 lugares para o público.
As eleições para o Crefito-3 estão agendadas para 29 de janeiro. Entretanto, algumas pessoas já votaram pelo correio.

Marco na história da Fisioterapia
O debate entre as chapas foi o primeiro acontecimento da área da fisioterapia e terapia ocupacional no Brasil. Uma iniciativa da Fisio.TV para possibilitar a democracia e o acesso a informação de maneira justa. O evento possibilitou uma série de vantagens, entre elas, analisar a postura dos candidatos, ouvir as ideias de cada um, avaliar a sua solidez diante dos conflitos e, principalmente, conhecer mais um pouco as reais propostas de cada chapa. Além disso, foi o primeiro passo para congregar uma união da classe e possibilitar um panorama do atual cenário que a fisioterapia e terapia ocupacional vivem atualmente.

Para assistir ao debate
O vídeo está disponível na íntegra no site da Fisio.TV. Lembramos que o vídeo é um material de total exclusividade da Fisio.TV, não podendo ser veiculado em nenhum outro meio de comunicação.
Acesse o vídeo no link: http://bit.ly/x1Jfty 

Agradecimentos
A Fisio.TV agradece à todos que apoiaram e acreditaram nesse evento e ajudaram no processo de divulgação.

Apoiadores:

CEFAI

Gales Fisioterapia e Saúde

Universidade Cruzeiro do Sul

ShopFisio Brasil

MetaLife / Stott Pilates





sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vídeo do Debate entre as chapas que estão disputando as eleições do Crefito-3



Como vocês sabem, ontem, 19, ocorreu o debate entre as chapas que estão disputando as eleições do Crefito-3. 
Nossa equipe está trabalhando para colocarmos o vídeo no site hoje. Porém, como o arquivo é grande (o evento durou 2h), pode ser que o tempo demore mais do que o previsto. Lembramos que o vídeo não terá edição e será veiculado na íntegra, estamos aguardando a renderização, processo que possibilita o vídeo ser disponibilizado no site. Avisaremos tudo por meio das nossas redes sociais. Fique de olho!!!


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nomes dos representantes das chapas que participarão do debate


Já recebemos os nomes dos representantes das chapas que participarão do debate na próxima quinta-feira, 19/1, no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul – Campus São Miguel Paulista.

Chapa 1 "Avançar nas Conquistas”
Dr. Gil Lúcio Almeida
Dra. Kamila Regolin
Dr. Sérgio Mingrone
Dra. Maria Cândida
Dr. Rubens Silva
Dr. Elias Porto

Chapa 2 "Movimento Crefito 3 para os Profissionais"
Dr. Reginaldo Antolin Bonatti
Dra. Amélia Pasqual Marques
Dr. Mario Cesar Guimarães Battisti
Dr. Osmari Virginia Andrade
Dr. Wandre de Oliveira Villalba
Dra. Danielle dos Santos Cutrim Garros


Quer participar do debate?

Para participar, é necessário mandar um e-mail para o endereço fisiotv@gmail.com, escrevendo no assunto do e-mail: Participação do Debate Fisio.TV
No conteúdo do e-mail você deve informar:
Nome completo
Profissão
Idade
Contato
Local em que trabalha

Lembramos que não será cobrada nenhuma taxa de entrada

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fisio.TV Intensiva: Dr. Marcelo do Amaral Beraldo


Dr. Marcelo do Amaral Beraldo e o apresentador Bruno Ribeiro
Fechando com chave de ouro a série especial da cobertura do 17º Congresso de Ventilação Mecânica que ocorreu em agosto, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, entrevistamos o Dr. Marcelo do Amaral Beraldo.
Beraldo é doutorando em pneumologia pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Fisiologia Respiratória pelo HCFMUSP, graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e membro relator do III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica
Na entrevista, Dr. Marcelo falou sobre a qualidade dos trabalhos científicos brasileiros. Segundo ele, a produção de publicações científicas no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos dez anos.
Para assistir ao programa, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Reunião com representantes das chapas


Foi realizada na última quinta-feira, 12/01, uma reunião com representantes das duas chapas que vão participar do debate no dia 19/01/2012. O objetivo da reunião era definir as regras do evento.
Na foto: Luiz Fernando Firmino ( Representando a FisioTV), Gerson Aguiar (Representando a FisioTV), Rubens Silva (Representando a chapa 1), Alexandre Martinho, (Representando a chapa 1), Reginaldo Antolin Bonatti (Representando a chapa 2) e Gustavo Quirino ( Representando a chapa 2).

O debate será realizado no dia 19 de janeiro, das 19h30 ás 21h30, no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul - Campus São Miguel Paulista
Endereço: Av. Dr. Ussiel Cirilo, 93 - São Paulo/SP – Anfiteatro
Serão disponibilizados 250 lugares para o público. Para participar do evento, é preciso mandar um e-mail para o endereço fisiotv@gmail.com, escrevendo no assunto do e-mail: Participação do Debate Fisio.TV
    No conteúdo do e-mail deve informar:

  • Nome completo
  • Profissão
  • Idade
  • Contato
  • Local em que trabalha

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fisio.TV Entrevista: Entrevista exclusiva com o presidente da AFB, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti


Paulo Monteiro e o Dr. Reginaldo Antolin
Já está disponível a entrevista que fizemos com o Dr. Reginaldo Antolin Bonatti.
Dr. Reginaldo é educador, fisioterapeuta e presidente da AFB (Associação de Fisioterapeutas do Brasil). É também presidente das WCPT – SAR – Confederação Mundial de Fisioterapia – Região América do Sul e membro da Câmara Técnica de Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde.
Na entrevista, ele falou da sua trajetória e contou suas experiencias na área da fisioterapia. Dr. Reginaldo atuou tanto na parte clínica como na teórica. Tendo conhecimento em diversas áreas da fisioterapia.
Antolin, também falou sobre o atual panorama da fisioterapia no Brasil e em outras partes do mundo.
Para assistir ao vídeo, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fisio.TV Entrevista: Dr. Gil Lúcio Almeida


Paulo Monteiro e Dr. Gil Lúcio Almeida
O apresentador Paulo Monteiro entrevistou o Dr. Gil Lúcio Almeida, atual presidente do Crefito -SP.
O Dr. Gil Lúcio é autor de artigos científicos publicados em revistas de grande impacto e de inúmeros outros analisando a situação educacional, econômica e política do Brasil. É também revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais e das principais agências nacionais de fomento à pesquisa.
Na entrevista, ele falou sobre carreira, vida pessoal e mercado da fisioterapia. 

Para assistir ao vídeo, basta acessar o link: http://bit.ly/hsTCxg

Comunicado


Comunicado: Nesta semana, exibiremos com exclusividade, entrevistas com os fisioterapeutas Gil Lúcio Almeida e Reginaldo Antolin Bonatti.
Ressaltamos que a entrevista com o Dr. Gil Lúcio Almeida estará disponível em destaque no site da Fisio.TV, a partir de hoje, 9/01/2012 e será divulgado por três dias. Após esse período, vamos divulgar a entrevista com o Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, que também ficará com o vídeo em destaque por três dias. Entretanto, ambos os vídeos estarão disponíveis para visualizações dos internautas.

Salientamos também que os vídeos possuem o mesmo tempo de duração e foram realizados sob os mesmos padrões, marca do nosso compromisso com a imparcialidade.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fisio.TV Sports: Entrevista exclusiva com Felipe Tadiello, atual presidente da Sonafe SP

Dr. Felipe Tadiello e o apresentador David Homsi

Na nova edição do programa Fisio.TV Sports, o apresentador David Homsi entrevistou o atual presidente da Sonafe SP, Felipe Tadiello.
Felipe Tadiello é fisioterapeuta e foi responsável pelo tratamento da seleção adulta masculina de basquete por doze anos consecutivos. Por influencia do pai, o técnico Emerson, Felipe começou no basquete como jogador, mas mudou de carreira. Ainda sim, não abandonou a área do esporte.
Fundada no dia 31 de Outubro de 2009, durante as atividades do IV Congresso Nacional de Fisioterapia Esportiva na cidade de Gramado/RS, a Regional do Estado de São Paulo tem por objetivo ser o “elo” de união entre os sócios especialistas do estado com a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE Brasil.
Na entrevista, Dr. Felipe falou sobre objetivos da SONAFE SP e a atual realidade da entidade. A entrevista é de grande importância para os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área da fisioterapia esportiva.

Para assistir ao vídeo, basta acessar o link: http://bit.ly/e1zpxZ

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fisio.TV Acontece: Curso Internacional de Joelho da Santa Casa de São Paulo


A Fisio.TV esteve presente no Curso Internacional de Joelho da Santa Casa de São Paulo que aconteceu no dia 16 de dezembro de 2011.
O curso teve como tema “Novos Conceitos no tratamento da dor anterior do joelho: fatores proximais e distais”. O Palestrante foi o Dr. Christopher Powers.

O evento foi organizado pelo fisioterapeuta Thiago Fukuda e o Grupo de Reabilitação - Joelho, Quadril e Esporte da ISCMSP.
Para assistir o vídeo, acesse o link:http://bit.ly/hsTCxg