segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fisio.TV realiza debate histórico


Fisio.TV Debate reúne chapas que concorrem nas eleições do Crefito-3. Encontro foi estruturado em quatro blocos

Por: Karina Francis

Candidatos das duas chapas, que concorrem nas eleições do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 3ª Região – Crefito-3, participaram, na noite da última quinta-feira, 19, na Universidade Cruzeiro do Sul, do 1º debate promovido pela Fisio.TV.
Representando a chapa 1, "Avançar nas Conquistas", estavam presentes na mesa os seguintes candidatos: Dr. Gil Lúcio Almeida, Dr. Rubens Silva, Dr. Sérgio Mingrone e Dra. Maria Cândida.
Representando a chapa 2, "Movimento Crefito 3 para os Profissionais", estavam: Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, Dra. Amélia Pasqual Marques, Dr. Mario Cesar Guimarães Battisti e Dr. Osmari Virginia Andrade.
O encontro durou cerca de duas horas e teve mediação do fisioterapeuta Paulo Monteiro, apresentador da Fisio.TV. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por um regulamento realizado com uma semana de antecedência.
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, as chapas tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e ideias de gestão. No segundo bloco, o embate, deu-se início a rodada de perguntas entre as chapas. No terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas do público. No quarto, e último bloco, as chapas puderam se manifestaram pelos minutos de respostas concedidos e realizaram suas considerações finais.
Cada candidato teve um minuto para pergunta, três minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Os candidatos tiveram ainda três minutos cada um para as considerações finais.

Primeiro bloco
No primeiro bloco, cada chapa teve quatro minutos para apresentar suas propostas, ideias e planos de ação.
A definição de quem iniciaria a apresentação se deu por meio de sorteio. A primeira chapa a ser sorteada foi a chapa 1. Dr. Gil Lúcio Almeida, destacou em seu discurso querer mais recursos para a fisioterapia e terapia ocupacional. “O nosso legado está erguido em rocha sólida, talvez seja o único órgão público nesse país a ter um patrimônio duas vezes maior do que o valor arrecadado. Queremos mais, porque a fisioterapia e a terapia ocupacional precisam de mais”, enfatizou.
Para o Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, representante da chapa 2 e o segundo a se manifestar, o foco da apresentação foi mostrar que o foco da chapa dois está baseado na construção coletiva. “Queremos mostrar um modelo de gestão democrático, um modelo que envolve os atores sociais, academia, associações, sindicatos, sociedades civis organizadas e os profissionais que reivindicam individualmente e coletivamente nas mais variadas regiões do estado de São Paulo e que têm como pressuposto o trabalho de construção coletiva”, salientou.

Segundo bloco – Embate
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas com tema livre. Cada chapa teve direito a fazer duas perguntas.
Para decidir qual chapa começaria perguntando, foi realizado novo sorteio. A chapa um começou questionando os integrantes da chapa 2.
A segunda pergunta foi feita pela Dra. Amélia Pascal, da chapa 2, que leu um texto se referindo ao ato médico e pediu para que os integrantes da chapa um comentassem.
Na terceira pergunta, feita pela chapa 1, a Dra. Maria Cândida questionou a chapa dois com um tema específico para os terapeutas ocupacionais.
Na quarta, e última pergunta, realizada pela chapa 2, Dr. Reginaldo levantou o tema de modelo de administração pública.

Terceiro bloco
No terceiro bloco, foram sorteadas algumas perguntas do público. As perguntas foram enviadas com antecedência. Todos os inscritos receberam uma notificação via e-mail solicitando uma pergunta para as chapas. Porém, para a pergunta ser validada, era necessária a presença da pessoa na plateia. Assim, só foram efetuadas as perguntas nas quais os representantes estivessem presentes.

Quarto bloco
O último bloco foi destinado às considerações finais de cada chapa.
Em sua conclusão, Dr. Gil Lúcio Almeida falou sobre o atual modelo de gestão adotada por sua administração e algumas metas que planeja colocar em prática caso seja eleito.
Já Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, falou das necessidades em criar um modelo de gestão coletiva de trabalho a cooperação. Os três minutos de considerações finais foram aproveitados por todos os integrantes da chapa 2. Por fim, Dr. Mario César Guimarães Battisti, concluiu ressaltando a trajetória profissional dos integrantes da chapa dois.

Direitos de Resposta
Foi definido que, caso uma pessoa fosse citada e se sentisse ofendida, poderia solicitar direito de resposta para a administração, que avaliaria se o direito iria ou não ser válido.
Ainda no segundo bloco, representantes da chapa 1 e chapa 2, solicitaram direiro de resposta. A direção do programa concedeu dois direitos de resposta para cada chapa, totalizando 2 minutos para resposta. Esse tempo foi usado no início do terceiro bloco.
No final do terceiro bloco, representantes das duas chapas solicitaram novamente direitos de respostas. A produção concedeu mais dois diretos de respostas para cada chapa. Esses direitos foram concedidos no bloco quatro.

Público
Muitos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estiveram presentes no evento. Ao todo, foram disponibilizados 250 lugares para o público.
As eleições para o Crefito-3 estão agendadas para 29 de janeiro. Entretanto, algumas pessoas já votaram pelo correio.

Marco na história da Fisioterapia
O debate entre as chapas foi o primeiro acontecimento da área da fisioterapia e terapia ocupacional no Brasil. Uma iniciativa da Fisio.TV para possibilitar a democracia e o acesso a informação de maneira justa. O evento possibilitou uma série de vantagens, entre elas, analisar a postura dos candidatos, ouvir as ideias de cada um, avaliar a sua solidez diante dos conflitos e, principalmente, conhecer mais um pouco as reais propostas de cada chapa. Além disso, foi o primeiro passo para congregar uma união da classe e possibilitar um panorama do atual cenário que a fisioterapia e terapia ocupacional vivem atualmente.

Para assistir ao debate
O vídeo está disponível na íntegra no site da Fisio.TV. Lembramos que o vídeo é um material de total exclusividade da Fisio.TV, não podendo ser veiculado em nenhum outro meio de comunicação.
Acesse o vídeo no link: http://bit.ly/x1Jfty 

Agradecimentos
A Fisio.TV agradece à todos que apoiaram e acreditaram nesse evento e ajudaram no processo de divulgação.

Apoiadores:

CEFAI

Gales Fisioterapia e Saúde

Universidade Cruzeiro do Sul

ShopFisio Brasil

MetaLife / Stott Pilates





Nenhum comentário:

Postar um comentário