sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011



Palestra na Unicsul fomenta ideia do fisioterapeuta empreendedor

Texto: Karina Francis

Aconteceu na última sexta-feira, 04/02, na Universidade Cruzeiro do Sul – campus São Miguel, a palestra Fisioterapeuta Empreendedor – Novas perspectivas para a fisioterapia no Brasil. A palestra foi direcionada para os alunos do primeiro semestre de fisioterapia. O palestrante Gerson Ferreira Aguiar é fisioterapeuta com especialização em fisioterapia neurológica, diretor  da Physiotherapy Business SchoolPBS, presidente da Associação Brasileira de Administração e Empreendedorismo em FisioterapiaABRADEFI,  e graduado em marketing pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.
O palestrante abordou sobre o atual mercado da fisioterapia, fazendo um panorama dos últimos acontecimentos. “O mercado é um jogo, vocês como profissionais desse mercado são jogadores”, afirma Gerson.
Gerson explicou que é preciso  conhecer as regras do mercado. Mas, não basta apenas ter conhecimento, é preciso saber utilizá-las. Para isso, torna-se fundamental fazer um planejamento estratégico que vai direcionar o caminho para alcançar os objetivos traçados. Segundo Aguiar, os profissionais de fisioterapia geralmente fazem as seguintes reclamações: mercado saturado, desvalorização, desemprego e baixos salários. Mas o grande problema é que os profissionais que estão entrando no mercado não possuem espírito empreendedor, assim, o mercado fica inchado de profissionais que geralmente procuram hospitais para trabalhar ou esperam por concursos públicos. “É preciso formar empreendedores para equilibrar o mercado da fisioterapia. O mercado estagnado é ruim para quem quer emprego, mas bom para quem quer empreender” diz.
A grande questão é que no Brasil faltam empregos para o setor da fisioterapia, em contrapeso, sobram oportunidades para quem deseja ter seu próprio empreendimento e, com isso, gerar empregos.  Aguiar fez um estudo em que realizou uma pesquisa com 172 fisioterapeutas bem sucedidos. Segundo ele, o segredo de sucesso desses profissionais se resume em:
·         Ter uma carreira planejada
·         Ter profundo conhecimento técnico
·         Possuir experiência
·         Fazer uso do marketing pessoal
·         Ser 100% empreendedor

É plenamente possível ser empreendedor em qualquer área da fisioterapia. Mas é necessário ter consciência na hora de fazer um planejamento estratégico. Tudo depende de como se enxerga os objetivos e o que você faz para alcançá-los.
 Acredite numa fisioterapia diferente. É mais possível do que você imagina!

Para outras informações sobre a palestra, mande um e-mail para gerson@pbsonline.com.br



Gerson apresenta as novas tecnologias para uso dos futuros fisioterapeutas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário