quinta-feira, 28 de junho de 2012

FisioTV Estética: Drenagem Linfática Manual

Karina e a Dra. Pascale
Na nova edição do programa Estética, recebemos uma convidada que é referência quando o assunto é drenagem linfática. A fisioterapeuta Pacale Mutti Tacani explicou uma série de questões sobre a aplicação da drenagem linfática manual nas disfunções estéticas e a atuação do fisioterapeuta neste campo.
Segundo a Dra. Pascale, drenagem linfática manual é uma técnica de massagem composta por manobras suaves, lentas, monótonas e rítmicas, feita com as mãos, que obedecem ao trajeto do sistema linfático superficial e que tem por objetivos a redução de edemas e linfedemas (de causas pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos de diversas naturezas, dentre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências.
Diversas técnicas de massagem têm sido aplicadas de forma inadequada, sem embasamento técnico científico e/ou preparo por parte dos profissionais, causando riscos e danos à saúde de muitos pacientes e indivíduos saudáveis. A situação se agrava ainda mais quando se trata da drenagem linfática manual pela grande popularidade que possui atualmente, devido ao crescimento e interesse por tratamentos estéticos.
Por isso, é fundamental entender todos os procedimentos que vão garantir uma aplicação eficiente que resultará em benefícios para o paciente.
A entrevista é super esclarecedora, assista ao vídeo aqui.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fisio/SA - Instituto Zanin de Fisioterapia

Dr. Marcelo e o apresentador Gerson Aguiar
Uma nova edição do programa Fisio S/A está disponível no site. O apresentador Gerson Aguiar, foi conhecer o Instituto Zanin de Fisioterapia. Fundado em 1996 pelo fisioterapeuta Marcelo Zanin, o instituto tornou-se uma referência em terapia manual na região do Alto Tietê.  Na entrevista, o Dr. Marcelo falou das vantagens do empreendedorismo e a importância de trabalhar o marketing empresarial. Ele também explicou o que a Fisioterapia representa na sua vida e como é atuar nesse mercado por tanto tempo.
Veja o vídeo aqui

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fisio.TV Acontece: 22ª Fitness Brasil

Cobertura do maior evento da América Latina do setor.
No vídeo você vai conferir novidades para a área de reabilitação, a importância do Pilates no universo fitness e um software exclusivo para personal trainers. Também batemos um papo com o homem mais forte das Américas.

Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil atua há 26 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina. A empresa é responsável pelos principais eventos do segmento, entre eles a Fitness Brasil Internacional, a IHRSA/FITNESS BRASIL e a Fitness Brasil Bahia. Os congressos e conferências têm o conteúdo formatado e chancelado pelo Instituto Fitness Brasil, ONG cuja missão é oferecer saúde e bem-estar à sociedade.

Veja a cobertura da 22ª Fitness Brasil  aqui

segunda-feira, 11 de junho de 2012

III Meeting Internacional Científico IBRAMED reúne os maiores nomes da Eletroterapia Mundial

 Com grandes nomes nacionais e internacionais, evento busca desenvolver o conceito da prática baseada em evidências

Nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2012, a IBRAMED – Indústria Brasileira de Equipamentos Médicos realiza a terceira edição do Meeting Internacional Científico, em Amparo, interior de São Paulo.
 O evento, feito em parceria com o Centro de Estudos e Formação Avançada IBRAMED, o CEFAI, reúne grandes nomes da eletroterapia mundial em 19 palestras e 3 mesas redondas. “Todos os palestrantes são doutores em suas áreas de conhecimento e estão inseridos nas mais conceituadas universidades nos países aonde vivem. Como destaque, o australiano Alex Ward, criador da corrente Aussie, o norte americano James Bellew, presidente desta terceira edição do Meeting, o inglês Tim Watson, criador do portal mais visitado no mundo sobre eletroterapia e o também norte americano David Draper, referência em pesquisa e clínica envolvendo a diatermia por ondas curtas”, conta Rafael Davini, gerente de marketing da IBRAMED e diretor do CEFAI.
A realização da terceira edição do Meeting consolida a IBRAMED no mercado como empresa voltada para a inovação científica e preocupada com o desenvolvimento da ciência e a aplicação de seus resultados em diversos tratamentos relacionados aos agentes eletrofísicos. Segundo José Ricardo de Souza, diretor comercial da empresa, a vinda de profissionais de alto nível trará para empresa uma oportunidade diferenciada de contato e troca de experiências. “O evento está dia a dia ganhando projeção internacional e esperamos também receber profissionais e pesquisadores de diversos países no mundo nestes três dias de evento. Será uma incrível chance de atualização profissional e networking”, finaliza.

As edições passadas
A primeira edição do evento aconteceu em 2010 e trouxe ao Brasil a pesquisadora Lynn Snyder Mackler, da Universidade de Deleware, nos Estados Unidos. Além da pesquisadora norte americana, o fisioterapeuta Gerson de Oliveira, diretor da Physiotherapy Business School, também ministrou palestra. Foram dois dias de evento com mais de 300 participantes.
Em 2011, o ‘Meeting Internacional Científico’  cresceu em diálogo e participantes.  Como palestrantes, Alex Ward da Universidade de LaTrobe, na Austrália, autor das pesquisas da Corrente Aussie; James Bellew da Universidade de Indianápolis, Estados Unidos;  Jaime Eduardo Ocaranza Ozimica da Universidade de Bernardo O´Higgins, Chile; Thiago Fukuda da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Brasil e Alexandre Cavallieri da Universidade Metodista de São Paulo, Brasil. Cerca de 350 pessoas participaram do evento.

Sorteio
Para os participantes do evento, será sorteado o mais novo lançamento da IBRAMED. O Thermopulse é o primeiro equipamento transistorizado de ondas curtas, sem válvulas, com método de aplicação indutivo e sintonia automática e estará disponível para venda nas próximas semanas. Para saber mais, basta acessar o site www.ibramed.com.br/thermopulse

Cronograma

Dia 4 de outubro de 2012
8 horas às 8h30: Credenciamento e Café
8h30 às 8h45: Boas Vindas com Rafael Davini, Gerente de Marketing da IBRAMED e Diretor do CEFAI.
8h45 às 9h30: Palavra do Presidente | Palestra  - ‘Agentes eletrofísicos e prática baseada em evidência: há um consenso?’, com James Bellew, da Universidade de Indianapolis , Estados Unidos.
9h30 às 10h30: Palestra – ‘Mecanismos de estimulação do músculo: mudanças recentes na ativação neuromuscular’, com Scott Bickel, da Universidade do Alabama , Estados Unidos.
10h30 às 10h45: Coffee Break.
10h45 às 11h45: Palestra – ‘As origens da Corrente Aussie’, com Alex Ward, da Universidade de LaTrobe, Melbourne, Austrália.
11h45 às 13 horas: Intervalo almoço.
13 horas às 14h30: Palestra – ‘Aplicações clínicas, demonstrações e estudos de casos: abordagens funcionais para NMES’, com Tim Watson, da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra.
14h30 às 15 horas: Palestra – ‘Estudos de casos clínicos: NMES para tratamento músculo esquelético’, com Thiago Yukio Fukuda, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Brasil.
15 às 16 horas: Sessão de Laboratório – ‘Oportunidade para praticar a aplicação de NMES com a orientação dos professores’. Com J. Bellew, S. Bickel, A. Ward, T. Watson e T. Fukuda.
16 horas às 16h20: Coffee Break.
16h20 às 17 horas: Fórum Aberto – Mesa redonda com especialistas, com rodadas de perguntas sobre os temas abordados.
17 às 18 horas: Encerramento e Cocktail.


Dia 5 de outubro de 2012
8h30 às 8h45: Boas vindas aos participantes, com Rafael Davini, Gerente de Marketing da IBRAMED e Diretor do CEFAI.
8h45 às 9h30: Palestra – ‘Princípios da eletroterapia (FES) para pacientes com deficiência neurológica’, com Therese E. Johnston, da Universidade de Ciências da Filadélfia, Estados Unidos.
9h30 às 10h30: Palestra – ‘Administração clínica de FES em populações neurológicas: como utilizar FES eficientemente’, com. Johnston.
10h30 às 10h45: Coffee Break.
10h45 às 12 horas: Sessão de laboratório: Oportunidade para praticar a aplicação de FES com a orientação de professores, com T. Johnston.
11h45 às 13 horas: Intervalo almoço.
13 às 14 horas: Palestra – ‘Etiologia e mecanismos da dor: como ocorre a dor’, com Carlos Eduardo Pinfild, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.
14 às 15 horas: Palestra – ‘TENS para a modulação da dor: avanços na evidência e na compreensão’, com Richard Eloin Liebano, da Univeridade Cidade de São Paulo, Brasil.
 15 horas às 15h15: Coffee Break.
15h15 às 16 horas: Palestra – ‘Aplicações clínicas da TENS’, com Josimari DeSantana, da Universidade Federal de Sergipe, Brasil.
16 às 17 horas: Sessão de laboratório – Oportunidade para praticar a aplicação da TENS com a orientação de professores. Com C. E. Pinfield, R. Liebano e J. DeSantana.
17 horas às 17h30: Fórum Aberto – Mesa redonda com especialistas, com rodadas de perguntas sobre os temas abordados.

Dia 6 de outubro de 2012
8h30 às 8h45: Boas vindas aos participantes, com Rafael Davini, Gerente de Marketing da IBRAMED e Diretor do CEFAI.
8h45 às 9h45: Palestra – ‘Princípios e fisiologia da lesão e reparo tecidual’, com Eduard Mahoney, da Universidade Estadual de Louisiana – Centro de Ciências da Saúde, Estados Unidos.
9h45 às 10 horas: Coffee Break.
10 horas às 11h30: Palestra - ‘Estimulação elétrica e agentes físicos para a cicatrização de tecidos: aplicações clínicas e estudos de casos’, com Eduard Mahoney.
11h30 às 12h30: Intervalo almoço.
12h30 às 13h30: Palestra – ‘Propriedades biofísicas e uso clínico do laser’, com Nivaldo Antonio Parizzoto, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
13h30 às 14h30: Palestra – ‘Mecanismos de energia eletromagnética e uso clínico da diatermia’, com David Draper, da Universidade de Brigham, Estados Unidos.
14h30 às 14h45: Coffee Break.
14h45 às 15h30: Sessão de laboratório – Uso e estimulação com laser. Com N. Parizzoto.
15h30 às 16h15: Sessão de laboratório – Uso da diatermia. Com D. Draper.
16h15 às 17 horas: Fórum Aberto – Mesa redonda com especialistas, com rodadas de perguntas sobre os temas abordados.
17 horas: Comentários finais e encerramento com James Bellew, da Universidade de Indianápolis, Estados Unidos.











sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fisio.TV Entrevista: Fisioterapia sobre rodas

Paulo Monteiro e Maria de Las Gracias
Você já ouviu falar de um ônibus clínica? Ele não só existe, como está sempre circulando por São Paulo, levando Fisioterapia para pessoas carentes.
Esse projeto inovador foi idealizado pela Fisioterapeuta Maria de Las Gracias. Ela investiu 150 mil reais para montar o ônibus que atende cerca de 150 pacientes na região sul da capital paulistana. A Fisio.TV já fez uma reportagem sobre o projeto (veja aqui). Mas, resolvemos conhecer um pouco mais da vida de Maria e entender seu dia a dia como uma das poucas Fisioterapeutas que atende em um ônibus.
A entrevista ficou muito bacana e pode ser conferida aqui.